AS TECNOLOGIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Com a crise do Petróleo no início da década de 1970, houve um novo interesse pelo carro elétrico. Mas os resultados positivos aconteceram somente neste século, com o desenvolvimento de tecnologias realmente eficientes a ponto de fazer frente aos veículos movidos à combustão.
Tempo de carga
Carga lenta
Ocorre em tomadas domésticas e se caracteriza pela baixa potência do carregador.
7h a 10h
Carga normal
Carregadores AC fornecem energia e a conversão para DC é feita pelo conversor interno do veículo. O tempo de carga
depende da potência deste conversor.
1h a 3h
Carga rápida
Em corrente contínua, a energia é aplicada diretamente na bateria do carro.
menos de 1h
Bateria recarregável
Dispositivo que transforma energia química em energia elétrica, e a armazena para alimentar o motor. As mais comuns são as baterias de íon lítio*, o metal mais leve encontrado na natureza. As baterias possuem alta densidade energética e vida útil prolongada.
*O banco de baterias é formado por dezenas, centenas ou milhares de células de lítio organizadas em série e paralelo, conforme a potência necessária.
Módulo de controle
A principal função é a gestão de energia, regulando a distribuição da bateria para o motor elétrico e outros sistemas do veículo. Em conjunto com o controlador da bateria (BMS), o módulo de controle gere a energia do veículo, tanto na aceleração como na regeneração.
Motor elétrico
No motor, a corrente elétrica gera força rotacional através do eletromagnetismo. O sistema de engrenagens transmite essa rotação para as rodas, movimentando-as para frente ou para trás. É silencioso.
Inversor de Frequência
Através da variação da frequência, o Inversor controla a velocidade do motor. Além disso, o equipamento também é responsável pela transformação da energia Contínua da bateria em energia Alternada que irá acionar o motor.
Freio regenerativo
O carro consome energia na aceleração. Mas durante a frenagem ou desaceleração, a energia cinética que seria desperdiçada é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria do veículo.
(Passe o mouse sobre as imagens para mais detalhes)
Modo Tração
O mecanismo elétrico atua como motor, consumindo energia.
Modo Frenagem
O mecanismo opera como gerador de energia elétrica.